Primeira transmissão radiofônica completou 87 anos
No dia 7 de setembro de 1922 aconteceu a primeira transmissão oficial de rádio no Brasil, pela Rádio Sociedade do Rio de Janeiro (prefixo PRA-A), na Academia Brasileira de Ciências. Foi durante a exposição comemorativa do centenário da Independência.
O fundador foi Edgard Roquete Pinto e o conteúdo da transmissão, um discurso comemorativo proferido pelo então presidente Epitácio Pessoa, começou a ser transmitido às 20h40min do dia 1º de maio de 1923. O evento aconteceu no interior de uma sala de física da Escola Politécnica, com o equipamento de radiotelegrafia que a Western Eletric trouxera dos Estados Unidos para a Exposição Comemorativa do 1º Centenário da Independência.
Para que fosse possível realizar a operação, foi usada uma estação de 500 watts, montada no morro do Corcovado com a instalação de uma retransmissora, possibilitando que o sinal chegasse também a Niterói, Petrópolis e São Paulo.
Menos de um ano depois surgiu a primeira estação de rádio brasileira, fundada por Roquete Pinto e Henry Morize em 20 de abril de 1923. Era a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro.
A programação era realizada pelos membros da Rádio Sociedade, que escolhiam os discos a transmitir, redigiam jornais falados e informativos culturais. O primeiro locutor foi Roquette Pinto que realizava, pela manhã, a leitura do jornal. Lia e comentava as notícias, situando-as no contexto nacional e internacional.
Para manter esta programação e arcar com as despesas, foi formado um quadro de sócios contribuintes onde cada um pagava uma mensalidade. No auge da Rádio Sociedade ela chegou a ter três mil associados.
Mais detalhes podem ser encontrados no site colegiosaofrancisco.com.br/alfa/historia-do-radio.


